Do pior para o melhor, os musicais originais Disney Channel
- Ricardo Sodré
- 25 de dez. de 2018
- 4 min de leitura
Atualizado: 27 de dez. de 2018

Quem não consegue cantarolar pelo menos uma música de High School Musical, não é uma pessoa que mereça confiança, o filme que em Janeiro completa 13 anos de idade foi um sucesso sem precedentes. Meninos, meninas e tudo no meio, acompanharam a história de Troy, Gabriela, Sharpay, Ryan, Taylor, Chad e companhia, mas engana-se quem pensa que HSM é o único nome que representa a categoria cinematográfica que podemos chamar de "musicais originais Disney Channel".
Então é hora de parar de falar de filme cult francês assistido por seis pessoas da população mundial, deixar a vergonha de lado e como orientado por Gloria Perez há alguns anos, "voar" nesse mundo cheio de jovens de 30 anos, músicas chicletes de qualidade duvidosa, coreografias magicamente aprendidas em 3 minutos e tramas que são justificadas apenas no mundo Disney.
13. Descendentes 2
Descendentes 2 é uma sequência que ainda não entendi de onde veio, com uma trama um pouco all over the place, segue narrando as aventuras dos quatro filhos dos vilões de clássicos da Disney. A história que tenta passar uma mensagem bacana, falha na capacidade de nos fazer se importar com os dramas pessoais dos personagens, e que também tem números musicais pouco inspirados e músicas pouco criativas. Destaque para as protagonistas Dove Cameron (no filme, Mal) e Sofia Carson (no filme, Evie), que até são talentosas e tentam fazer alguma coisa com o que têm em mãos. Inclusive, o destaque do filme para a amizade de Mal e Evie também é bacana e foge do dramalhão por macho que ninguém se importa, e justamente por isso, a performance delas é o destaque do filme.
12. Descendentes
E se a sequência não é muito boa, sou obrigado a dizer que acompanha a qualidade do material original, com uma narrativa sem graça, e que não traz absolutamente nada de novo, o filme consegue ser mais consistente que sua sequência, o que não significa muita coisa. Contando a história de quatro filhos de vilões que vão estudar na escola dos filhos dos grandes heróis dos clássicos da Disney, a trama é como qualquer história de bolsistas nas escolas dos ricos, só que sem nada memorável. O que posso destacar nesse filme é a participação da Kristin Chenoweth (que coitada, devia estar precisando pagar as contas) e Dove Cameron, que sustenta o filme nas costas graças a falta de personalidade de todos os outros personagens.
10. High School Musical 3
Eu sempre digo: ás vezes é melhor terminar por cima. High School Musical 3 tinha como objetivo finalizar o sucesso que foi a franquia, mas não consegue ser tão divertido quanto seus dois primeiros filmes, a sensação que eu fico é que não conseguiram contar toda a história que queriam e o filme tem um excesso de músicas desinteressantes, e pouco tempo para de fato, finalizar as histórias que tinham que ser finalizadas. E isso ainda se deve a tentativa do filme de estabelecer uma sequência com outra geração, o que, graças as forças do universo, o Disney Channel percebeu que ia ser uma bomba tóxica.
9. Camp Rock
E se hoje temos uma Demi Lovato, Nick Jonas, DNCE etc, temos que agradecer (?) a Camp Rock, o filme que alavancou a carreira dessa galerinha da pesada. Divertidinho, o filme é aquele clássico Sessão da Tarde, mocinha, mocinho, patricinha loira que sofre com a pressão familiar, personagens talentosos que são pau mandados etc. Destaque para as músicas (tirando as dos Jonas Brothers), e para a maior façanha do filme: Demi Lovato, Alyson Stoner e Jonas Brother interpretando eles mesmos.
8. Camp Rock 2
E se o primeiro Camp Rock, é mais do mesmo: casal branco heterossexual apaixonadinho e enrolando para se pegar, a sequência inova com mais casais brancos heterossexuais, mas ao menos, a história é mais divertida. A Mitchie, protagonista, tem um surto capricorniano e isso rende ataques de pelanca do personagem do Joe Jonas (que eu até poderia pesquisar o nome, mas alguém liga?), ou seja, não tem como não amar. Destaque mais uma vez, para as músicas que são divertidinhas no geral e para o trabalho dos atores em se esforçarem em não serem eles mesmos (e não conseguirem).
7. The Cheetah Girls: One World
The Cheetah Girls é uma franquia que merecia mais reconhecimento: sozinha é responsável por ter inventado o feminismo, o reggaeton e depois, Bollywood. E é justamente no último filme que elas inventam a indústria cinematográfica da Índia, em um filme bem divertido, que dá para assistir comendo com um pote de sorvete numa tarde domingo sem absolutamente nada para fazer. Finaliza bem a franquia, mesmo que a época do filme as protagonistas terem perdido a Raven-Symóne, que honestamente, não faz falta e deixa um bem vindo tempo de tela para as outras moças terem seus destaques merecidos. E por onde andam as três protagonistas? Só Deus sabe.
6. Teen Beach Movie
Sem dúvida, um dos mais divertidos e com o elenco mais talentoso de um musical original Disney Channel, Teen Beach Movie é uma homenagem a musicais clássicos, tem um texto que ri de si mesmo o tempo todo, e acerta na trama despretensiosa. O destaque é para o forte apelo feminista do filme, com uma mensagem bem bacana para a juventude feminina que acompanha o canal. As músicas são um show a parte para quem gosta de toda a era Grease e quem não gosta, passa a gostar agora.
E por ser o vencedor da lista até aqui, merecem duas performances em destaque, não é? E isso quer dizer que paramos por aqui, mas como todo bom musical original Disney Channel, a promessa de uma sequência fica no ar. Afinal, não é à toa que a numeração foi do 13 ao 6, né?
Até a próxima!
Comentarios