top of page

As dez maravilhas do pop nacional em 2018

  • Foto do escritor: Ricardo Sodré
    Ricardo Sodré
  • 22 de mai. de 2018
  • 4 min de leitura

Atualizado: 27 de dez. de 2018


o grupo Heavy Baile, responsável pelo, pra mim, melhor álbum nacional de 2018,

Como já disse na nossa primeira lista, o Pausa, Rebobina e Play vai apostar bastante nesse tipo de conteúdo, e como já tivemos uma falando sobre algumas das minhas apostas para o cenário pop internacional, agora, nada mais justo com ficarmos de olho no que anda se destacando por aqui. Aliás, é importante dizer que o Brasil produz material musical de muita qualidade, e que não valorizamos por uma série de preconceitos internos. Vamos ao nosso Top 10 de artistas que estão se destacando nesse ano então?


10. LUCCAS CARLOS

Lançando seu segundo álbum, 1 milhão de sonho$, Luccas Carlos finalmente começou a ter o reconhecimento que merece. Com um pop diferente do que estamos acostumados aqui no Brasil: um encontro da sonoridade de The Weeknd com a nossa música negra, o cantor tem tudo para ganhar ainda mais reconhecimento - e que vai ser muito merecido.


9. SCATOLOVE

Scatolove é um projeto do casal de músicos Leo Ramos (vocalista e guitarrista da ótima Supercombo) e Isa Salles (que já foi parceira musical de Supla) teve seu debut lançado há pouco, Lei de Muffin. Esse é um álbum que traz uma mistura de sonoridades do rock, que a principio pode até causar alguma estranheza - mas com letras ácidas, e um instrumental certeiro, não vai ter como não gostar do material.


8. BANDA FUZE

Com um rock mais leve, que remete ao começo do milênio, Banda Fuze lançou mais um EP esse ano, Auto-Reflexo. O som da banda tem um quê de veraneio, graças ao flerte com o reggae, o resultado é extremamente positivo, e vale a pena ser conferido.


7. INQUÉRITO

Nome já consolidado no rap, Inquérito acaba de lançar seu mais novo material, Tungstênio, temos mais uma produção com uma sonoridade excelente e parcerias acertadas - e apesar de eu preferir o álbum anterior dele, Corpo e Alma, esse trabalho mais recente também, sem dúvida nenhuma, merece ser ouvido.


6. IZA

Iza finalmente faz seu debut, com o bom Dona de Mim, um álbum seguro, que cumpre seu objetivo de valorizar a música negra. E apesar de não ter sido consenso, o destaque da cantora merece ser apontado e reconhecido: é um dos novos nomes do pop nacional sim, e se conseguir se manter evidência, tem tudo para se transformar em um fenômeno. E gente, Pesadão não parece um louvor, parem com isso.


5. GLORIA GROOVE

E não tinha como não ter uma representante das drags que estão dominando o pop nessa lista aqui, né? Mas engana-se quem achou que Aretuza ou Pabllo que iam dar às caras por aqui, o nome que mais chama atenção entre elas, é o de Gloria Groove. Com uma música chiclete, uma batida que faz sua bunda se mexer sozinha, no melhor do funk pop, Bumbum de Ouro é, para mim, a melhor música de uma drag hoje. Sério, coloquem essa música em uma festa depois que já tiver todo mundo bêbado, é aí que ela mostra seu poder.


4. DONAS

E se nos últimos anos, tivemos lá fora a explosão das girlbands, aqui no Brasil passamos um bom tempo de carência destas, e apesar da recente volta da Rouge, não são as meninas do aserere ara tere que estão na lista, mas sim, Donas. Novas no cenário musical, já torço para que essas meninas deem muito certo e ficarei de olho nos materiais que elas vão continuar lançando.


3. ABRONCA

Nome pouco mais antigo, ABRONCA também ganhou destaque esse ano, lançando a ótima "Drinks", temos mais uma representante forte para as girlbands brasileiras. Flertando mais com o rap, a sonoridade delas é incrivelmente agradável, e também já chama atenção pela qualidade do material produzido. Todos de acordo que é para ficarmos de olho nelas?


2. HEAVY BAILE

Quando eu comecei esse site, eu prometi a mim mesmo que ia me reservar o direito de usar frases inteiras com letras maiúsculas para momentos especiais, e é o caso: VOCÊS SABEM DE QUEM É O MELHOR ÁLBUM NACIONAL DESSE ANO (ATÉ AGORA)? ISSO MESMO, DO HEAVY BAILE. Carne de Pescoço é uma produção incrível, com tudo que a gente gosta no funk, com letras provocadoras, que fogem o máximo da perpetuação de problemáticas que o gênero tem, batidas excelentes, enfim, é um material perfeito no que se propõe. Meu destaque inclusive, é para "Linguada de Ouro", música sobre sexo oral em mulheres - que sabemos, é uma dificuldade do homem hétero médio.


1. PANKADON

E não tinha como terminar esse Top 10 MTV, sem falar do maior surgimento da música nacional nesse ano: PANKADON, a dupla formada por Popozon e Rabeton, é o Daft Punk nacional, e é tudo que a gente merecia sim. Com batidas excelentes, letras chicletes e um visual que junta tudo que tem de mais trash na cultura pop brasileira, não sobra mais nada para pedirmos. É sucesso na certa, e sabem por que temos que ficar de olho no que o duo vai produzir? A equipe de produção dos caras é a mesma que trabalhou no Dona de Mim, da IZA, e no Vai Passar Mal da Pabllo Vittar. Eu preciso dizer mais alguma coisa? E inclusive, o próximo single desses anjos vai ser uma música chamada "Pac-Pac" com participação de Aretuza Lovi e Mc Loma.


E lógico, que como todo bom Top 10, temos espaço para as famosas faixas bônus - também conhecidas como "aquelas que também poderiam estar na lista, mas preferimos outras". Mas isso é porquê o Brasil tá produzindo tanta coisa maravilhosa, que eu tenho que, pelo menos, citar por cima as produções que ficaram de fora da nossa lista.


No rap, temos os excelentes Crise (Rashid) e O Menino Que Queria Ser Deus (Djonga); na MPB, vem Alice (Alice Caymmi), Coração Só (Tais Alvarenga), Anavitória Canta Para Foliões... (Anavitória) e Girassol (Kell Smith) e no rock (lembrando bastante a sonoridade da Banda Fuze, que está no nosso top 10) temos Treze (Seu Edinaldo) e Eu Vejo Você (Projeto Rivera). Todos esses materiais estão no Spotify e no Deezer da vida, e descobrir essa galera nova é justamente a graça desses streaming.


Agora, é esperar pelo que mais vai vir de bom nesse ano, e torcer para que eu tenha material para fazer outro top desses, no próximo semestre. Se continuar como vamos indo, tenho certeza que terei.

Comentarios


  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

© 2023 por Pausa, Rebobina e Play. 

bottom of page