top of page

As Boas Maneiras, filme de terror nacional que toca no racismo estrutural estreia dia 7

  • Foto do escritor: Ricardo Sodré
    Ricardo Sodré
  • 28 de mai. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 27 de dez. de 2018


Isabél Zuaa e Marjorie Estiano em cena do filme

Filme de terror que tem como pano de fundo o racismo estrutural e institucionalizado, parece algo que já ouvimos recentemente, né? Isso, porque no ano passado e ainda no começo deste, Get Out foi o nome do momento, sucesso tanto de público, quanto de crítica, o buzz em cima do filme era notório - com uma trama, de Jordan Peele, Get Out também é um terror, que de forma brilhante, levanta a questão racial. E agora, parece que é a hora do cinema nacional nos trazer uma obra com uma premissa semelhante.


As Boas Maneiras acompanha a história de Ana (Marjorie Estiano), que contrata Clara (Isabél Zuaa) pra ser babá do seu filho que ainda nem nasceu - white people are fucking crazy. Só que, numa noite de lua cheia, Clara percebe que as coisas não são muito normais naquela casa, e nem com a Ana e seu bebê. E aí, meus queridos, é aquele deus nos acuda desse tipo de filme.


Dirigido por por Juliana Rojas (do ótimo musical Sinfonia da Necrópole) e Marco Dutra (do muito bom O Silêncio do Céu, que tem na Netflix, vale a pena conferir), dupla que seja trabalhando em conjunto, seja individualmente, tem encabeçado projetos bem legais, o filme tem tudo para ser mais uma produção interessante do terror social - um sub-gênero que parece que estar cada vez mais ganhando espaço, seja com um tom mais explícito, quanto em um tom mais discreto.


Já desde o ano passado nos festivais e com exibições pontuais, o filme tem sido bem elogiado pela crítica, e inclusive, ganhou algumas premiações. O que é só mais uma prova da qualidade sub-reconhecida do nosso cinema, e é justamente para valorizarmos as produções nacionais que no #FicaADica decidir falar sobre, e ainda trazer para luz, o nome desses dois diretores excelentes. A partir do dia 7, quando pensar em pegar um cineminha, dê uma chance para As Boas Maneiras, mesmo que o filme seja mediano, é melhor ver um filme mediano nacional, do que mais um filme ruim estadunidense.


Agora, vou parar de falar e deixar vocês com o trailer da obra - mas não se enganem achando que ele entrega muito, o filme tem um plot twist que surpreende e não dá para ter ideia dele só pelo trailer:


Comments


  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

© 2023 por Pausa, Rebobina e Play. 

bottom of page